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23/01/2017 09:30

Dica de Saúde - Hidrate-se ainda mais no Verão!

 Estar com o corpo bem hidratado é ideal para o seu bom funcionamento. E quando chega o Verão os cuidados devem ser ainda maiores. A nutricionista Mônica Lima nos conta sobre os sinais da desidratação. “Dentre os sinais da desidratação, o que a gente observa muito é a questão do ressecamento de pele e de mucosa do olho, da boca, diminuição do volume de urina produzida por dia e a diminuição da possibilidade de formar saliva dentro da boca”.

Quantidade recomendada

De acordo Mônica, para evitar a desidratação existe uma recomendação diária de líquidos a ser consumido. “Falando da água, o ideal é que o adultos consumam em torno de 8 copos por dia e as crianças em torno de 5 a 6 copos por dia, só que para evitar a desidratação não é necessário só a água, na verdade a gente deve estar adicionando no cardápio outros alimentos que contenham líquidos, como sucos, água de coco, chás, algumas frutas que são mais ricas em líquidos, como melancia, uva, verduras e legumes nas formas de sopas ou caldos, tudo que for mais líquido pode fazer parte desse quantitativo”, explica.

Aumente a ingestão de líquidos

Em relação à estação do ano que estamos, o Verão, é preciso aumentar a quantidade de líquidos. “O Verão faz com que a gente aumente a perca de líquidos. O nosso corpo produz ainda mais suor, e a gente consegue perder mais líquido, então temos que repor isso para o organismo”, afirma a nutricionista.

Ingestão de suplementos

Para as pessoas que usam suplemento de proteínas também é importante consumir mais água, por conta da função renal. “O suplemento de proteína, quando ele é metabolizado pelo corpo, vai liberar algumas substâncias, os metabolitos, que são tóxicos para o organismo. E aí, esses metabolitos precisam ser excretados pelos rins, com muita água se consegue fazer esse processo, se não tomar líquidos na quantidade correta essas substâncias tóxicas vão ficando no organismo e isso pode vir a desenvolver alguma patologia renal”, diz Mônica.

Dividir a quantidade de líquidos

Segundo a nutricionista, não é recomendado o consumo do total de líquidos indicados por dia em um único momento. “O corpo precisa de líquidos a todo momento. Então, a gente deve fracionar o líquido, são volumes pequenos várias vezes ao dia. Se a cada hora a gente conseguir tomar 100ml de água já é muito bom”, finaliza.