Notícias

SIGA NOSSO

09/02/2017 10:35

Você sabe lavar corretamente as mãos?

Desde criança aprendemos que lavar as mãos é um passo fundamental para evitar a contaminação através dos microorganismos. Mas, será mesmo que fazemos da forma correta? A professora Viña Del Mar da Silva conta que isso é algo muito importante e deve ser feito na nossa rotina. “A gente considera que é uma precaução padrão e básica. Aprendemos logo cedo que após sair do banheiro e antes de se alimentar devemos lavar as mãos”, enfatiza.

Cuidados em casa

Segundo Viña é preciso estar atento ao realizar atividades em casa sem lavar as mãos. “Quando a gente está em casa é importante ter alguns cuidados, por exemplo, com a manipulação de alimentos. Temos que lavar bem as mãos para poder fazer a comida, sem nenhum tipo de contaminação. Caso isso não aconteça, todos estarão propícios a adoecer”.

Como lavar as mãos?

Não existe segredo na hora de fazer a higienização, mas a professora conta que há um procedimento para garantir uma maior segurança. “A lavagem deve ser: palma com palma, dorso com dorso, entre os dedos, o polegar e o punho. É uma lavagem simples, sempre lembrando a importância de se lavar entre os dedos, que é onde mais se ‘escondem’ os microorganismos. Outra coisa muito importante é que não é aconselhado usar sabão em barra, porque muitas vezes ele fica exposto em determinado lugar, tornando-se uma fonte de contaminação. Então, o correto é fazer o uso do sabão líquido”, explica.

Doenças transmitidas

E quais são essas doenças que podem ser contraídas dentro da nossa própria casa? “A não lavagem correta das mãos pode acarretar doenças desde a influenza, que são as gripes, a varicela, e o contato também pode gerar escabiose. É preciso ter cuidado também com a manipulação de verduras e alimentos maus lavados que podem fazer o individuo adquirir a salmonela”, ressalta a especialista.