Notícias

SIGA NOSSO

17/03/2017 09:00

Primeiros Socorros – Enfermeira dá dicas importantes sobre o assunto

Saber como agir diante de situações de emergência é muito importante.  A enfermeira Viña-Del-Mar da Silva listou alguns procedimentos de primeiros socorros. Confira:

Corte profundo

Segundo Vinã é necessário fazer compressão direta com um pano limpo e procurar atendimento médico. Veja os passo a passo:

- Identifique o local do corte. Isso pode ser difícil devido à grande quantidade de sangue, então você pode precisar passar água corrente na região onde há o sangramento, para então identificar o ponto exato. Um pano embebido em água pode facilitar esse processo.

- Com o local limpo e identificado o corte, pegue uma compressa ou pano limpo e pressione na área por 5 ou 10 minutos, ou então o suficiente para que o sangramento amenize.

Um acidente muito comum é prender o dedo na porta. Como aliviar essa dor? 

De acordo com a enfermeira o primeiro passo é colocar de imediato água ou bolsa de gelo na área afetada. “Outra dica é manter a mão elevada acima da altura do coração, diminuindo a dor e o edema. Em seguida procurar atendimento médico para avaliar uma possível fratura”, explica.

Choque elétrico

A especialista explica os procedimentos para socorrer uma pessoa que sofreu um choque elétrico. “Em primeiro lugar nunca toque no corpo da vítima durante o choque elétrico. Tente desligar a chave geral o quanto antes. Somente toque na pessoa quando tiver certeza que ela não está em contato direto com a fonte de energia. Caso a pessoa esteja consciente deite-a de costas com as pernas levantadas e tente acalmá-la. Se a vítima não estiver consciente, peça de imediato para alguém chamar o atendimento médico”.

Sangramento no nariz. Como agir?

Vinã enfatiza que de imediato é necessário colocar a pessoa sentada e inclinar a cabeça para frente. “Em seguida aperte a narina que está sangrando durante pelo menos 10 minutos, depois aplique gelo. A aplicação de gelo ajuda a parar o sangramento, pois o frio leva os vasos sanguíneos a comprimirem, diminuindo a quantidade de sangue e, fazendo parar a hemorragia”, ressalta.

Sobre o que não fazer para conter o sangramento, ela destaca. “Nunca deite, nem introduza cotonetes no nariz, nem utilize água quente para limpá-lo”.

Queimaduras

A enfermeira enumerou algumas dicas.

- Lave a ferida com água fria (não gelada), para deter a queimadura, por um período de aproximadamente 10 minutos;

- Remova qualquer objeto que impeça a pele de inchar, como anéis, colares, pulseiras, roupas, etc. Se aparecerem bolhas, não remova;

- Nos casos de queimadura de 2º grau, garanta que a ferida não se infeccione, isolando a área afetada do meio ambiente, através de um curativo oclusivo não muito pressionado. Dependendo do nível da queimadura e caso o paciente seja portador de diabetes é importante atendimento médico.