Notícias

SIGA NOSSO

17/04/2017 12:35

Dica de Saúde – Dores nos joelhos

De intensidade e duração bastante variada, a dor no joelho é um sintoma bem comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela pode ter relação com práticas esportivas, movimentos produzidos de forma errada em academias e também com doenças degenerativas. O professor de Fisioterapia Rodrigo Fernandes explica as causas e tratamentos para dores no joelho.

Causas

Segundo Rodrigo a origem das dores costuma ser diferente.  “A maior parte das pessoas jovens que sentem dor no joelho pode ser devido à condropatia paletar, que é um amolecimento ou desgaste da patela que entra em contato com o fêmur, causando dores agudas. A condropatia pode estar relacionada a prática desportiva inadequada, principalmente nas academias. Nos idosos, o que mais encontramos é a reação dolorosa influenciada pelo processo degenerativo, geralmente causado pelas artroses, com a idade o joelho vai se desgastando e essas articulações acabam ficando bastante doloridas”.

Tratamento

O fisioterapeuta afirma que no caso dos pacientes acometidos com condropatia o indicado é o fortalecimento. “Esse fortalecimento irá facilitar e melhorar um pouco a ação do músculo para evitar essa sintomatologia dolorosa. E isso poderá se conseguido através das técnicas de pilates ou até mesmo na própria academia, tomando cuidado e colocando certo limite de angulação do joelho”.

No caso de problemas como artrose o tratamento é outro. “Na artrose a gente sabe que o desenvolvimento do processo degenerativo acaba causando diminuição da massa muscular do quadríceps, que vai fazer com que haja uma instabilidade maior do joelho. Então, uma das orientações é o fortalecimento através de correntes elétricas. Por isso, a gente indica a eletroestimulação para que não haja necessidade do movimento repetido, causando um desgaste maior”.

Uso de salto alto

De acordo com Rodrigo Fernandes o uso do salto alto no dia a dia não pode causar problemas no joelho, mas pode agravar alguns casos. “A utilização do salto, quando você já tem o problema, incomoda bastante pelo fato de tensionar o músculo de uma forma maior. Por isso que, muitas vezes quando se utiliza o salto e a pessoa já tem a patologia acaba sentindo dores articulares nos joelhos, o que indica que deve ser tratado”.