Notícias

SIGA NOSSO

24/04/2017 13:47

Vacinação contra gripe – Fique por dentro deste assunto

Muito se tem falado sobre a vacinação contra a gripe ultimamente, mas você já sabe realmente do que se trata? A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, por ano, a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas no mundo. Crianças, idosos, portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos são os mais afetados. 

As doenças respiratórias que guardam relação com mudanças climáticas são, na maior parte das vezes, as infecciosas, causadas por vírus e, em segundo lugar, por bactérias. Os vírus são responsáveis pela gripe (também chamada de influenza) e pelo resfriado, enfermidade que apresenta sintomas parecidos aos da gripe, mas com intensidade menor.

Gripe e resfriado

Gripe e resfriado surgem de formas diferentes. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e pode provocar febre alta, dores pelo corpo que, frequentemente, deixam o indivíduo acamado. A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar gerando uma pneumonia e até matar, em alguns casos. Já o resfriado é causado por diversos outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos, porém muito mais leves e com menor duração. Ele pode se apresentar com tosse, dor de garganta, dor no corpo, coriza, congestão nasal e mal-estar.

Transmissão

A gripe é transmitida através de gotículas de secreção expelidas pela tosse, espirro ou mesmo durante uma conversa com alguém infectado. Esse vírus irá penetrar no organismo através das vias respiratórias.

Imunização através da vacina

A vacina contra a gripe não imunizará também os resfriados, pois agirá somente contra os surtos de gripe. Essa vacina é eficaz em cerca de 89% dos casos, desde que tomada na época adequada. Ela é muita segura, sendo usada em todo o mundo e não dando reações colaterais graves. Cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias. Como o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, o tempo de duração da vacina é de 1 ano. 

Vacinação - Público alvo

O Ministério da Saúde está com uma campanha de vacinação 2017 contra gripe, para um público alvo específico. O grupo prioritário para esta campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.