Notícias

SIGA NOSSO

10/05/2017 09:36

Você sabia que o reumatismo pode afetar o coração?

Você sabia que o reumatismo pode provocar doenças no coração? Nós conversamos com a reumatologista e professora do curso de Medicina Ana Karla Guedes Melo sobre esse um assunto. Ela destaca as principais causas e formas de tratamento, e também a importância de um diagnóstico precoce da doença. Confira a entrevista abaixo:

Departamento de Comunicação:. Como você define o reumatismo? Esse termo está em desuso?

Ana Karla Guedes Melo: Na linguagem popular, reumatismo é considerado uma doença crônica das articulações, ossos, músculos, ligamentos ou tendões, de caráter não traumático, que geralmente compromete indivíduos mais idosos. Na verdade, a palavra "reumatismo" está em desuso e pode representar inúmeras enfermidades, das quais provavelmente as mais conhecidas sejam a artrite reumatoide e a osteoartrite, ou "artrose". No entanto, as doenças reumatológicas acometem não só as articulações e cartilagens, mas também podem afetar órgãos internos, como coração e rins e, para a grande maioria delas, existem fenômenos imunológicos envolvidos na etiologia dessas patologias.

Departamento de Comunicação:. Mais ou menos quantas doenças estão classificadas como reumatismo?

Ana Karla Guedes Melo: Mais de 100 situações clínicas diferentes. É importante destacar que algumas doenças reumatológicas autoimunes podem iniciar-se com inflamação de órgãos internos, e os sintomas articulares de dor/edema aparecem durante a evolução da doença. Além disso, doenças não reumatológicas, como diabetes, hipotireoidismo e neoplasias, podem evoluir com sintomas articulares durante o seu curso.

Departamento de Comunicação:. Reumatismo é uma doença que acomete crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos?

Ana Karla Guedes Melo: Sim. As doenças reumatológicas podem acometer desde crianças, como a febre reumática, por exemplo; indivíduos jovens, como as doenças imunomediadas, como lúpus eritematoso sistêmico, e idosos, como osteoartrite ou osteoporose.

Departamento de Comunicação:. Como tratar o reumatismo?

Ana Karla Guedes Melo: O tratamento vai depender do diagnóstico de cada caso. Como o termo "reumatismo" representa uma conotação popularmente conhecida para designar sintomas de dor articular crônica, o primeiro passo para o tratamento correto consiste em procurar um reumatologista. Diante da história clínica, do exame físico detalhado e dos exames complementares, o especialista terá condições de estabelecer uma impressão diagnóstica que possa justificar os sintomas articulares do paciente e, a partir daí, instituir um plano terapêutico.

Departamento de Comunicação:. O reumatismo pode causar doenças no coração?

Ana Karla Guedes Melo: Sim. São exemplos de doenças reumatológicas que podem comprometer o coração: lúpus eritematoso sistêmico (a forma mais comum é o derrame pericárdico), febre reumática (cardite reumática), vasculites sistêmicas (coronariopatias), esclerose sistêmica (miocardiopatia), dentre outras.

Departamento de Comunicação:. Existe uma maneira de prevenir o reumatismo?

Ana Karla Guedes Melo: Geralmente, o indivíduo que vai desenvolver uma doença reumatológica (‘reumatismo’) tem um padrão genético determinado que favorece o aparecimento da doença. Modificar esse padrão genético é um desafio para a medicina, de forma que possa atuar na etiologia da doença, e não é possível na realidade atual. Identificar fatores de risco modificáveis, como obesidade para osteoartrite de joelhos, ou tabagismo, para artrite reumatoide, são fundamentais para um tratamento eficaz. A melhor forma de prevenir deformidades e melhorar o prognóstico dos pacientes é a instituição rápida do tratamento adequado, mediante diagnóstico precoce feito por um reumatologista.