Notícias

SIGA NOSSO

05/07/2017 09:00

Saiba mais sobre o trabalho do Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Ciências Médicas- CEP/FCM-PB tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas. “Ele é responsável por toda avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. O Comitê tem a missão de proteger os direitos e a dignidade dos participantes das pesquisas, o que estimula os docentes e discentes a desenvolverem trabalhos científicos que envolvem seres humanos, conseqüentemente isso também contribui para a publicação desses estudos em revistas científicas”, explica a Coordenadora do CEP, Cristiani Garrido.

Reuniões mensais

Todos os meses, os membros do Comitê se reúnem para apreciar projetos de pesquisa. “Nosso Comitê é composto por 9 membros, nos reunimos toda segunda quarta-feira do mês. Nosso objetivo é fazer a avaliação e análise dos projetos que chegam até nós através da Plataforma Brasil, criada pelo Ministério da Saúde. Acompanhamos o projeto do começo até o fim, verificamos se os preceitos éticos estão sendo realizados e como estão os participantes dessa pesquisa”, destaca a Coordenadora.

Cristiani ressalta ainda que o Comitê não se restringe a analisar projetos desenvolvidos pela comunidade científica da Ciências Médicas. “Analisamos projetos de outras instituições de João Pessoa que não possuem um Comitê. Esses projetos nos são encaminhados através do CONEP- Comissão Nacional de Ética em Pesquisa”.

De portas abertas

Segundo a Coordenadora, o CEP está de portas abertas para esclarecer dúvidas de alunos e docentes da Faculdade. “Funcionamos todas as tardes e estamos sempre dispostos a ajudar nossos alunos no processo de submissão de projetos. Eles precisam saber que para realizar uma pesquisa com seres humanos é obrigatório passar pelo Comitê. Temos também alguns projetos de capacitação para nossos docentes, para eles aprenderem a manusear melhor a Plataforma Brasil. Tudo isso é muito importante para a produção científica”, enfatiza.

Diferencial

Para Cristiani a inserção do CEP dentro da Faculdade é um diferencial para a formação dos alunos. “É uma vantagem para nosso aluno ter o Comitê bem próximo a ele, algumas instituições de João Pessoa não possuem e a nossa tem. O aluno pode nos procurar e nós podemos orientá-los da melhor forma”.