Notícias

SIGA NOSSO

30/08/2017 10:00

Dicas de Saúde – Benefícios da Maçã

Você sabia que a maçã, além de ser uma fruta muito saborosa, pode colaborar para o aumento da imunidade? Isso mesmo! A nutricionista Mônica Lima conta que os benefícios da maçã podem ajudar muito nossa saúde.

De acordo com Mônica a maçã é rica em minerais, vitaminas e fibras. “Na composição da maçã podemos encontrar a Vitamina C, que ajuda no aumento da imunidade, e vitaminas do Complexo B, também alguns minerais como magnésio e potássio. E um ponto muito bom é a questão da fibra, ela tem tanto fibras insolúveis quanto solúveis, o que pode ajudar o indivíduo de diversas formas”.

Limpeza bucal e bom funcionamento do intestino

A nutricionista conta que as fibras são o diferencial da maçã. “Os benefícios da fibra insolúvel podem aparecer quando a gente morde a maçã, o que gera um atrito nos dentes e na gengiva, fazendo com que haja uma limpeza dos dentes. Então, ela ajuda a preveni r a cárie, realizando uma escovação natural, causando maior salivação e isso faz com que a boca fique mais limpa por mais tempo. Além disso, a fibra insolúvel, que está na casca, também ajuda no funcionamento do intestino, diminuindo a  prisão de ventre”, explica.

Diminuição da absorção de gorduras e açúcares

Mônica Lima afirma que a fibra solúvel, que se encontra na polpa da maçã, é uma grande aliada para prevenir doenças. “Dentro da maçã a gente tem uma quantidade maior de fibra solúvel. E essa fibra diminui a absorção de gorduras e açúcares no intestino. Dessa forma, vemos que ela ajuda no tratamento e na prevenção de doenças como diabetes, problemas cardíacos, problemas de colesterol e triglicerídeos e gordura no fígado. Ela tem esse efeito tanto no sistema intestinal, quanto no sistema cardiovascular de prevenção de doenças crônicas. Ela diminui também a absorção de gordura e açúcares e faz com que haja uma diminuição na questão da obesidade”, conta a nutricionista.

Melhora a voz

A maçã também pode contribuir para melhorar a voz. “A maçã tem uma característica específica de limpeza por onde passa, principalmente na parte do esôfago. Ela tem ainda uma boa ação nas cordas vocais, servindo para melhorar a voz”, finaliza a nutricionista.