Notícias

SIGA NOSSO

20/09/2017 08:30

Dica de Saúde – Mitos e verdades sobre a Depilação

A depilação é um procedimento muito comum e realizado durante todo o ano, independente da estação. Em torno dela surgem muitas dúvidas, principalmente relacionadas ao uso da cera. Para esclarecer alguns mitos e verdades conversamos com a professora e fisioterapeuta Dermato Funcional, Conceição Barbosa.

Departamento de Comunicação: Raspar os pelos com lâmina faz eles nascerem mais grossos? Mito ou verdade?

Conceição Barbosa: Isso é mito. A diferença é que quando a pessoa corta ou raspa o pelo, ela acaba tirando a parte mais fina, que é a ponta, o que faz com que ele fique com a parte mais grossa à vista. Não existe nada que se faça com a haste do pelo que mude a sua característica natural. Mas tudo tem uma explicação: nossos pelos possuem a base (próximo a raiz) com o diâmetro maior, ou seja, ali na base é naturalmente mais grosso com um depósito maior de queratina.

Departamento de Comunicação: Depilar com lâmina escurece a pele?

Conceição Barbosa: Mito. Qualquer processo de depilação ou epilação pode resultar em um escurecimento discreto da região. Isso acontece porque, inevitavelmente, o processo de fricção ativa a melanina presente na derme e pode agredir o tecido cutâneo. 

Departamento de Comunicação: Depilar com cera ou laser perto de menstruar dói mais?

Conceição Barbosa:Verdade. Durante o período menstrual da mulher ocorre o aumento da sensibilidade, fazendo com que ela sinta mais dor nas áreas a serem depiladas.

Departamento de Comunicação:A depilação com cera diminui os pelos? 

Conceição Barbosa: A depilação com cera morna é um dos métodos que eliminam o pelo pela raiz, quando repetido muitas vezes, provoca falha na região depilada, diminuindo o volume de pelos.

Departamento de Comunicação:Usar cera na depilação faz com que os pelos fiquem mais encravados?

Conceição Barbosa: Uma das grandes causas dos pelos encravados é a depilação com a cera quente ou fria, e apesar de ser o método mais utilizado pelas mulheres porque apresenta resultado mais duradouro, causa mais pelos encravados do que a lâmina e o creme depilatório. Isto acontece porque o pelo demora mais tempo para crescer, e quando ele vai tentar sair para a superfície através dos poros, encontra uma barreira que é a nova camada de queratina (proteína fibrosa que protege a parte externa da pele), e por isso o pelo encurva-se e penetra novamente na pele. Gerando uma ação inflamatória mais conhecida como pseudofoliculite.

Departamento de Comunicação: Depilar a sobrancelha com cera faz a pálpebra cair?

Conceição Barbosa: Mito. A razão é simples: tanto o calor quanto o movimento de "puxar a cera" são superficiais. E a flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação.

Departamento de Comunicação: Depilação à laser acaba com os pelos de uma vez por todas?

Conceição Barbosa: Mito.  A energia do laser, que penetra na pele em forma de luz, é absorvida pela melanina, pigmento responsável pela cor do pelo. Esse processo destrói e/ou retarda a capacidade do folículo produzir um novo fio. Os pelos que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais claros e finos. Mas esse processo não é definitivo: uma vez ou duas vezes ao ano, é preciso uma manutenção da aplicação do laser, porque os pelos podem voltar a nascer.