Notícias

SIGA NOSSO

01/11/2017 14:00

Novembro Azul - Saiba mais sobre essa causa

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois a data 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. 

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata atinge com mais frequência homens acima de 50 anos. É necessário observar com cuidado homens que possuem casos de câncer na família, estes devem começar a prevenção ainda mais cedo. Ele é assintomático, quando vem causar algum tipo de sintoma é porque já está avançado e acaba perdendo a oportunidade de curá-lo. O ideal é que o homem busque o médico e faça exames preventivos porque se a gente detectar no início a chance de cura é próximo de cem por cento.

Exames

O principal exame para detectar o câncer de próstata é o toque da próstata. Com esse exame é avaliado o tamanho, consistência, presença de nódulos e várias outras informações. O segundo exame é o  PSA, que é uma dosagem sanguínea, que junto com o toque mostram as chances de o homem ter ou não a doença. Se houver a suspeita pode-se fazer a biópsia.