Notícias

SIGA NOSSO

13/11/2017 09:00

Veja algumas ações do Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico, NAPP, funciona como um espaço de atendimento, acompanhamento e assessoria psicopedagógica aos discentes, docentes e corpo técnico-administrativo da Faculdade.

Apoio aos funcionários e docentes

A Coordenadora do NAAP, Clecy Alves, ressalta como o Núcleo atua em relação aos funcionários e docentes. “Ajudamos os funcionários quando eles precisam de algum tipo de apoio psicológico. Se for necessário, as nossas psicólogas podem indicar um profissional para acompanhar e indicar o tratamento mais adequado. Em geral, os docentes nos chamam quando têm problemas com alunos, seja na parte de acompanhamento da disciplina ou de comportamento na sala de aula. O NAPP trabalha de forma integrada com o setor de Recursos Humanos e com as coordenações de curso. Além disso, damos apoio total aos alunos desde quando eles entram na Faculdade até saírem, nós realizamos atendimentos individuais com os alunos de todos os cursos”, explica.

Atuação antes do internato

No curso de Medicina, a entrada no internato marca uma importante etapa da vida acadêmica dos alunos. Nessa passagem, os futuros médicos participam do OSCE - um exame avaliativo de simulação de atendimentos.

A psicóloga Betina Fabel explica que o NAPP contribui no desenvolvimento do OSCE. “Na passagem para o internato, os alunos fazem o OSCE que é dividido em seis áreas. Nós acompanhamos toda a atividade, mas atuamos na área de Saúde Coletiva porque nessa área além da avaliação do ato médico em si, o aluno é avaliado também na relação médico-paciente. Esse ano, nós realizamos a filmagem deles em atendimento e avaliamos a postura de cada um diante do paciente. Depois disso, nós atendemos individualmente cada aluno que participou do OSCE”.

Paulo Tadeu Filho participou do exame avaliativo. Para ele, as considerações realizadas pelo NAPP foram muito positivas. “Hoje eu vim receber o feedback do OSCE e foi muito bom ouvir o que o Betina tinha para me dizer. Foi muito bom receber as observações realizadas pelo Núcleo”.

Atendimento antes dos estágios supervisionados

No campus sede, o NAPP realiza encontros com os alunos que vão iniciar os estágios supervisionados e também com os que estão retornando desses estágios. “Nosso objetivo é preparar os alunos para os campos de prática e para o trabalho em equipe. Nesses encontros abordamos vários aspectos: relação interpessoal, mercado de trabalho, gestão de carreira profissional e outros. Depois fazemos relatórios e entregamos as coordenações dos cursos”, ressaltou a psicóloga Jandira Silveira.