Benefícios do Inhame


10/01/2019 08:46

O inhame é considerado um alimento que contém fibras, melhora a digestão e é cheio de benefícios para o nosso organismo. A professora do curso de Nutrição da Ciências Médicas Letícia Almeida respondeu algumas perguntas sobre esse alimento.

Qual são as principais propriedades do inhame?

R: Considerado um alimento que contém fibras, melhora digestão, rico em carboidrato de qualidade em vitaminas e minerais que confere imunidade ao organismo. 

O inhame serve como repelente natural. Possui também atividade antioxidante que  previne o retardo o envelhecimento precoce das células do corpo.

Quais as doenças que ele pode ajudar a prevenir?

R: O inhame contém a diosgenina  uma substância  que em alguns estudos relatam que tem ação hipotensora ajudando na diminuição da hipertensão arterial, prevenção do colesterol alto e entre outros tipos de doenças.

Existe um público específico a quem é indicado ainda mais o consumo?

R: O inhame é uma boa dica para crianças em fase de crescimento por ser um alimento nutritivo e energético, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

Existe alguma contra indicação?

R: Somente um pouco de atenção para os diabéticos por ser um alimento rico em carboidrato, devendo ser consumido em pouca quantidade, porém, não deixando de consumi-lo por ser rico em fibras.

 

Receita com Inhame

Para finalizar, a professora Letícia deixou uma receita de “Pãozinho feito com Inhame” que pode ter ajudar a consumir os benefícios desse alimento.

Ingredientes:

- 500g de inhame cozido

- 1 xícara de chá (240ml) de povilho azedo

- 1 colher de sopa de farelo de aveia

- 50g de queijo parmesão (ralado na hora)

- 50g de queijo coalho

- 1 ovo de galinha inteiro

- 1 xícara de azeite

- Sal

Modo de preparo:

Misture o povinho, a aveia, o sal e os queijos no processador. Adicione ovo e pulse novamente. Coloque a massa numa tigela e adicione o azeite. Após isso coloque o purê de inhame devagar, até ser formar uma massa uniforme que não grude nas mãos. Amasse bem a massa até ficar bem homogênea e atingir o ponto de enrolar. Faça as bolinhas e asse por 30 minutos a 200ºC.

Agora é só saborear.