Goiaba ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Você já conhece os benefícios da goiaba? Ela é um dos alimentos naturais mais saudáveis. Além de saborosa, é rica em antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico. Conversamos com a nutricionista e professora da Ciências Médicas Mônica Lima que nos conta mais sobre as suas propriedades.

 

Nutrientes

 

Segundo Mônica uma porção de 100g de goiaba, o que equivale a uma unidade média, fornece 54 calorias, que são distribuídas da seguinte forma: 13g de carboidratos, 1,5g de proteínas e aproximadamente 0,6 g de gorduras. “Ela contém ainda uma quantidade grande de fibras, cerca de 5g. É uma fruta extremamente rica em vitamina C, 100g contém 80 mg da vitamina, quase o dobro da recomendação diária pela legislação brasileira. O potássio também se destaca, podendo chegar a mais de 400 mg em 100g, até mais do que a banana. A fruta contém ainda, vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres”.

 

Controle da glicemia e gorduras do sangue

 

A nutricionista explica que com essa composição, a fruta auxilia em vários pontos do organismo. “Considerando sua composição nutricional, as fibras da goiaba auxiliam na saciedade, no controle da glicemia e das gorduras sanguíneas. O potássio ajuda na manutenção adequada da pressão arterial. A vitamina C melhora o sistema imunológico e atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular”.

 

Consumo

 

Pode-se usufruir dos benefícios da goiaba, ingerindo-a de várias formas. “Podemos consumir a goiaba comendo a fruta, em sucos, geléias ou doces. Inclua a goiaba em sua alimentação, assim como outros alimentos naturais e saudáveis, ao invés de consumir produtos industrializados. A goiaba pode ser uma boa pedida para comer entre os intervalos das refeições, lembrando que a moderação e variedade na alimentação, mesmo em caso de alimentos naturais é importante”, finaliza a nutricionista.