Melancia: um ótimo diurético natural para a nossa saúde


09/07/2018 10:10

A melancia é uma fruta não só bonita aos olhos, ela também é composta de nutrientes importantes para o nosso organismo. A nutricionista e professora da Ciências Médicas Mônica Lima destaca as propriedades da melancia. “Ela é uma fruta composta basicamente por cerca de 90% de água e 5% de açúcar, sendo ainda recheada de nutrientes, como potássio, ferro, zinco, magnésio, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, possui poucas calorias por porção, ou seja, 30 calorias a cada 100 gramas”.

Diurético natural

De acordo com Mônica a fruta se apresenta como um excelente diurético natural. “Isso acontece pelo fato de a melancia conter muita água e ser rica em potássio e magnésio, o que faz com que auxilie na excreção de líquidos retidos no corpo. Ela favorece o bom funcionamento renal, se inserida num plano alimentar equilibrado”, explica.

A melancia também é uma ótima opção de hidratação e colabora para a nutrição das células. “Sabemos que a melancia é muito utilizada para hidratação, o que geralmente nem todas as pessoas têm conhecimento é que ela também colabora com a nutrição eficiente das células devido ao seu teor de micronutrientes. Apresentando em sua composição um excelente antioxidante, o licopeno, que tem ação na prevenção de doenças e do envelhecimento celular”, enfatiza a nutricionista.

A importância da parte branca da melancia

Mônica alerta que não se deve descartar a parte branca da melancia, é muito importante o seu consumo. “Geralmente, as pessoas consomem a polpa vermelha, mas esquecem que a parte branca (entre a polpa e a casca) também é importante por conter uma quantidade excelente de fibras e substâncias que melhoram a circulação sanguínea”, finaliza.