Outubro Rosa - Conheça mais sobre o movimento

O movimento conhecido como Outubro Rosa acontece em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

História

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA o Movimento começou nos Estados Unidos, na década de 90. Ele surgiu com a intenção de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Câncer de mama

Segundo o INCA, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Os principais fatores para desenvolver o câncer de mama são o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, sedentarismo, idade, entre outros motivos.

Sobre os fatores de risco, a professora e mastologista Eulina Ramalho explica. “O câncer é uma doença que acomete qualquer faixa etária, temos pacientes desde os 20 anos, que sabemos que são os casos mais raros, porque o câncer está intrinsecamente ligado com o processo de envelhecimento, quanto mais idade tem a paciente maior é o risco de ser acometida com a doença. E isso é uma coisa importante porque as mulheres que passaram dos 60 anos de idade devem continuar fazendo os seus exames periódicos. Visto que, uma em cada oito mulheres, na faixa etária dos 80 anos está propensa a ter câncer de mama”, finaliza.

Campanha 2018

Este ano, a campanha na Paraíba tem como tema “1,2,3... Amar, cuidar, curar”, que mostra que cuidar é uma atitude que deve ser contínua e constante, em qualquer idade ou etapa da vida.