Quais os benefícios da batata doce?

A batata doce faz parte da dieta de várias pessoas. Será que esse tubérculo realmente traz benefícios para a saúde? A nutricionista Andréa Paiva destaca os principais nutrientes presentes na batata doce. “Ela é rica em vitamina A, vitamina C, fonte de fósforo e potássio, além de carboidratos complexos de baixa carga glicêmica”.

Alimentação balanceada

De acordo com a nutricionista o tubérculo é uma indicação saudável. “Garante mais energia para o metabolismo, seu principal tipo de carboidrato é o amido resistente, que se comporta como uma fibra, retardando a própria absorção e evitando o aumento do colesterol, além de não passar por nenhum processamento, como sempre falo comida de verdade no prato”, destaca.

Qual a quantidade indicada durante uma refeição?

Andréa ressalta que a quantidade de batata doce deve ser calculada individualmente. “Porque vai ser de acordo com os objetivos de cada indivíduo seja emagrecimento, ganho de massa muscular ou mesmo manutenção do peso”.

Benefícios

A especialista enumera algumas vantagens do consumo da batata doce. “Os carboidratos complexos da batata doce são digeridos e absorvidos lentamente e estimulam pouco a produção de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlando o apetite”.

A famosa dupla batata doce e frango é recomendada?

A nutricionista afirma que sim. “A batata doce garante mais energia por causa da sua composição, é uma excelente fonte de carboidratos e juntamente com o frango que é fonte de proteínas é considerada uma dupla excelente. A combinação é muito indicada para quem faz atividade física, só não vale ficar na monotonia alimentar, devemos variar sempre nossa alimentação para obter o máximo de nutrientes possíveis”.