Enfermagem

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Avaliação do processo de Ensino Aprendizagem

A avaliação, parte integrante e inseparável do processo educacional, e em consonância com suas linhas pedagógicas visa conferir um caráter dinâmico e concorrente para a revisão, renovação e melhoria da qualidade da aprendizagem.

Na concepção que norteia a construção deste projeto, a avaliação deve envolver todo o processo educacional e ser reflexiva, investigativa, contínua, participativa, democrática e abrangente. Esta avaliação envolve as modalidades: diagnóstica, formativa e somativa.

A avaliação diagnóstica realizada no início de cada módulo, tem por função identificar o nível de conhecimento do aluno, e ao ser utilizada durante todo o processo tem a finalidade de verificar avanços ou barreiras, procurando identificar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem.

A avaliação formativa, realizada durante todo o processo, determina o grau de domínio, pelo aluno, da base cognitiva, de uma competência ou habilidade e atitude e identifica a parte do conhecimento e desempenho sobre qual o aluno ainda não tem domínio. Ela direciona o acompanhamento, a orientação e reorientação do processo de ensino aprendizagem, permitindo o planejamento e execução da recuperação concomitante do estudante, quando necessária.

 A avaliação somativa, realizada ao final de cada unidade/módulo, busca medir e avaliar os objetivos alcançados pelos alunos e conhecer o produto ou o resultado final do processo, conferindo-lhe o direito de prosseguir para outra etapa em seus estudos.

Todo o processo de avaliação está consoante com as disposições do Regimento da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e, conforme as normas fixadas pelo seu Conselho Superior (COSUP).