Medicina

SIGA NOSSO

Internato

O Internato, ou estágio obrigatório curricular, é desenvolvido pelos alunos matriculados nos últimos quatro semestres do curso e caracteriza-se por ser eminentemente prático, intensivo e contínuo, realizado nos serviços de saúde conveniados com a Instituição. Os estudantes, sob supervisão docente ou de preceptoria, aprofundam e aprimoram os atos médicos e conhecimentos apreendidos nos anos anteriores. Esse estágio favorece também sua integração em equipes multiprofissionais de saúde, o desenvolvimento de atitudes éticas do exercício profissional, vindo a atender aos objetivos do curso expressos no seu projeto político pedagógico. Para se ter acesso ao Internato o estudante precisa cumprir todas as exigências e obrigações acadêmicas inerentes aos períodos anteriores a essa etapa da formação.

O regulamento que disciplina as fases de planejamento, execução, acompanhamento e avaliação do Internato está fundamentado nas novas Diretrizes Curriculares para o curso de medicina, na lei de estágio supervisionado e no regimento próprio da Instituição; e essas fases são detalhadas no manual do internato que serve de orientação para professores, preceptores e estudantes.

Em correspondência ao art. 24 da Resolução de n. 03 de 20 de Junho de 2014, que institui as novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Medicina, a carga horária do internato é de 3.360h (Três mil trezentos e sessenta) e abrange as áreas de MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA, CÍNICA MÉDICA, CIRURGIA, PEDIATRIA, SAÚDE MENTAL E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, envolvendo seus diferentes níveis de complexidade, quer seja hospitalar, ambulatorial ou unidades básicas de saúde.

De acordo com a Lei N.11.788 de Setembro de 2008, que regulamenta os estágios supervisionados de estudantes, o Internato tem duração de 84 semanas, incluindo 30 dias de férias a cada 12 meses de estágio. Possui uma carga horária semanal de 40 horas, podendo as vezes serem utilizados períodos noturnos ou de sábado e domingo, segundo programação de cada área e viabilidade do estágio. Cada área de estágio é formada por 14 semanas com duração de 560 horas de estágio. A jornada semanal de prática compreenderá períodos de plantão que poderão atingir até 12 (doze) horas diárias, observado o limite de 40 (quarenta) horas semanais. O cumprimento da carga horária integral do programa é obrigatório, não podendo colar grau o estudante que se encontrar em débito de horas.