Alunos de Farmácia aprendem técnicas imunológicas durante aula prática


07/05/2018 13:51

No 7º período, os alunos de Farmácia da Ciências Médicas cursam a disciplina Imunologia e Virologia Clínica, ministrada pela professora Clélia Mota. O objetivo é que eles aprendam técnicas imunológicas utilizadas nos diagnósticos das doenças infecciosas, parasitarias e bacterianas.

Importância da prática

De acordo com a professora, nessa aula prática os alunos aprenderam uma técnica para realizar o exame auxiliar, utilizado no diagnóstico de doenças causadas por uma bactéria. “Eles hoje aprenderam como aplicar a técnica do exame auxiliar para o diagnóstico de doenças causadas pelos estreptococos beta-hemolíticos do grupo a,  que pode vir a ser a causa de várias doenças, como a febre reumática”.

Segundo Clélia é imprescindível que os alunos tenham contato com essa prática durante a formação. “A parte prática é muito importante, justamente para auxiliar o que foi aprendido na teoria, e para que eles possam viver o que vão necessitar na vida profissional, como analistas clínicos ao irem trabalhar em laboratório de diagnósticos, por exemplo”. 

Diferencial na formação

A aluna Ana Rayssa acredita que aprender essas técnicas a tornará uma profissional mais qualificada. “É muito importante, porque vamos chegar ao mercado de trabalho sabendo o que devemos fazer. 

Para o aluno Daniel Germino essa prática é um diferencial durante a formação. “Juntar a parte teórica e a prática da disciplina aumenta o nosso conhecimento. Quando a gente chegar ao estágio ou no mercado de trabalho, já aprendemos como é o certo a fazer, os materiais necessários. E tudo isso será um diferencial”.