Alunos de Medicina participam de atendimentos na área de Nefrologia


19/03/2018 09:00

Os alunos do 6º período do curso de Medicina da Ciências Médicas têm a oportunidade de atender a população através da especialidade de Nefrologia, na FUNCEM – Fundação Cultural e Educacional Ciências Médicas. Os atendimentos são realizados com a orientação do professor João Eudes e da professora Cristiane da Silva.

A Nefrologia

 Segundo o professor João Eudes a especialidade de Nefrologia estuda os rins e as terapias renais substitutivas. “Basicamente, tudo que estiver relacionado à alteração da função renal e suas complicações serão tratadas pelo nefrologista. Então, por exemplo, se você tem um cálculo renal, um cisto nos rins, uma alteração da função renal como elevação da ureia e creatina, uma infecção urinária, entre outros problemas relacionados, são indicadas para a especialidade de Nefrologia”.

Prática fundamental

O professor acredita que a prática do ambulatório para o aluno que está em formação é imprescindível. “Não tem como deixar de ter essa prática. Unir a teoria com a prática dá ao aluno uma vantagem inimaginável. Quando você lê a história de uma doença é uma coisa, quando você tem contato com ela na prática é diferente, porque o paciente não é um livro, ele não vai descrever minuciosamente o que ele tem de forma alguma, ele vai dizer o que ele sente e o médico terá que direcionar a queixa dele”.

Abrindo os horizontes

Para João Eudes essa é uma oportunidade dos alunos expandirem seus conhecimentos. “Essa prática é boa porque eles vão saber o que é que o livro fala e o que o paciente diz, unir essas duas coisas para poder atender de uma forma mais segura. Além disso, é criado um raciocínio diferente da teoria. E nem tudo está nos livros, inclusive você pode ter variações daquela doença, e não está descrita nos livros. Tudo isso é aprendido durante a prática, o direcionamento para solicitar os exames, discutir esses exames , e analisar os pormenores”.