Alunos de Medicina participam de Teste de Progresso


28/10/2019 09:32

No último sábado, 26 de outubro, os alunos do 1º ao 4º período do curso de Medicina da Ciências Médicas participaram da primeira etapa do Teste de Progresso.

Para a Diretora Acadêmica Adriene Jacinto essa avaliação contribui com o processo formativo do aluno. “Com esse teste de progresso entendemos que estamos preparando esse aluno para se organizar. Em breve eles estarão prestando os concursos, residências e já estarão alinhados com a formação médica. A ABEM - Associação Brasileira de Educação Médica orienta que as instituições de ensino trabalhem com esse teste para que a gente consiga acompanhar se os currículos seguem as diretrizes curriculares nacionais. Com isso, a gente também vai poder avaliar a evolução da instituição, e como a gente está de fato, não só cumprindo, mas como estamos fazendo chegar aos alunos esse aprendizado.”, pontua .

Processo avaliativo

Segundo a assessora acadêmica de avaliações teórico-práticas Anielle Chaves a avaliação foi composta por 100 itens, de mesmo conteúdo para os alunos de todos os períodos participantes, e abordou as sete áreas de conhecimento: Ciências Básicas, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva, Urgência e Emergências, Saúde Mental, Clínica Cirúrgica e Clínica Médica. “Essa é uma prova de avaliação cognitiva, de caráter não classificatório e o objetivo é avaliar o ganho do conhecimento do estudante, à medida que ele vai avançando nos períodos do curso superior. O teste também é uma importante ferramenta de gestão institucional. Esses dados vão permitir que sejam localizados lacunas de aprendizagem, objetivos de aprendizado não alcançados. Tudo foi feito utilizando a nossa plataforma Qstione, todos os dados vão ser analisados e a devolutiva para o aluno vai ser quase de forma imediata, nessa semana já vão receber o resultado em relação a sua turma”, afirma Anielle.

Importância

Para o vice-coordenador do curso de Medicina Eduardo Simon esse teste é muito importante tanto para o aluno quanto para a Faculdade. "Esse é um processo fundamental, o teste de progresso é diferente das provas que os alunos fazem no dia a dia, nos módulos. O aluno vem para fazer uma prova grande, que simula exatamente as provas que eles vão fazer ao longo da carreira, que contempla todas as áreas da Medicina. E isso vai agregar muito ao aluno, para o seu aprendizado, e vai agregar para a Faculdade uma compreensão sobre como está o nosso aluno e como está também o nosso currículo".