Alunos de Medicina realizam estudo das funções biológicas em laboratório de microscopia


09/10/2018 10:55

Os alunos do 3º período do curso de Medicina da Ciências Médicas têm a possibilidade de analisar minúcias do sistema digestório no laboratório de microscopia, em aula prática ministrada pelo professor Renato Guedes.

 

Funções biológicas

O professor Renato conta que desde o primeiro período os alunos já têm contato com a parte prática dos módulos. “Hoje a aula foi sobre o sistema digestório, e ela sempre funciona dessa forma, nós mostramos para os alunos os tecidos e vamos identificando e classificando-os junto com eles. Desde o primeiro período eles têm as disciplinas chamadas de funções biológicas, que são disciplinas que trabalham de forma tanto macroscópica na anatomia como na parte microscópica que é histologia. O objetivo dessa disciplina é que ao final do módulo eles tenham um conhecimento geral de todos os aspectos dos órgãos que formam cada um dos sistemas. Agora eles têm o sistema digestório, já tiveram sistema respiratório, toda a parte estrutural do corpo humano, e mais pra frente irão ver o sistema urinário”, explica.

 

Conhecimento em prática

Para a aluna Ana Morgana é muito importante conseguir visualizar microscopicamente as minucias dos órgãos. “Nessa aula a gente consegue estudar a lâmina do intestino, estômago e reto. E eu acho muito importante a aula prática de microscopia porque a gente consegue aplicar um pouco do que vemos na teoria, pois conseguimos ver as camadas de tecidos, as glândulas e células. Aqui fica tudo muito mais claro, para conseguirmos associar melhor como é o funcionamento dos órgãos digestórios”, afirma.

 

Ciclo básico

O aluno José Lucas acredita que a sua formação é ainda mais fortalecida com práticas assim. “Primeiro a gente aprende todo o assunto teórico em sala e posteriormente podemos ver no laboratório o assunto de forma mais palpável, através das lâminas. Desde o primeiro período que já temos o contato nesse laboratório, agora estamos encerrando esse ciclo básico do curso e já temos muito aprendizado acumulado, o que é muito bom”, conta.