Alunos de Medicina têm prova cognitiva prática na disciplina de Anatomia


07/10/2019 08:20

Funções, Sistema Nervoso e Orgãos dos Sentidos foi o tema abordado na prova prática do módulo de Anatomia, para os alunos do 2º período do curso de Medicina.

Avaliação

Segundo o professor Alisson Cleyton durante a avaliação os alunos passam pelo processo de identificação da estrutura. “Dentro do componente curricular a gente tem uma etapa que é uma prova cognitiva prática. Eles chegam no laboratório e passam pelo processo de identificação da estrutura, então essa estrutura é alfinetada e no alfinete tem um número e ele tem que reproduzir na escrita qual a estrutura que ele identificou visualmente. Então, a cada cinco estruturas eles têm dois minutos para escrever, o que durante toda a prova irá totalizar 20 estruturas”, pontua.

Conhecimento fundamental

Para Alisson o contato com a anatomia é fundamental para o estudante de Medicina. “A anatomia é o primeiro contato que o estudante de Medicina têm com a parte prática do curso, que é o conhecimento do corpo humano. Dentro do componente anatomia, ele é um eixo que é horizontal. O aluno vai estudar no 1º, 2º e 3º períodos, mas depois ele continua tendo conteúdo anatômico em todo início de módulo, por isso que digo que é horizontal, porque vai perpassando dentro de toda grade curricular. É um dos módulos que tem uma carga teórica grande, mas que os alunos usam vastamente. E isso é essencial para os alunos em formação, principalmente o estudo cadavérico, que é o que está praticamente em extinção hoje em muitas instituições. Aqui só utilizamos 30% de sintéticos”, afirma.