Alunos de Nutrição aprendem técnicas de panificação e confeitaria em aula prática


30/04/2018 10:59

Os alunos do 5º período do curso de Nutrição da Ciências Médicas têm a possibilidade de aprender técnicas de panificação e doceria na aula prática da disciplina Gastronomia e Marketing, ministrada pela professora Letícia Almeida. O objetivo da aula é fazer com que os alunos compreendam os aspectos gastronômicos relacionados à área, aplicando os conhecimentos em preparações futuras.

Adaptação de receitas

Durante a aula os alunos fizeram receitas como lasanha de pão americano, rosca de leite condensado e torta de brownie recheado. Segundo a professora Letícia é fundamental que os alunos aprendam a fazer a base dos alimentos, para assim poderem construir eles de forma mais saudável, com suas respectivas substituições. “Nós trabalhamos o tema de panificação e confeitaria para os alunos saberem como colocar a mão na massa em si, como por exemplo, quando eles foram fazer um pão integral antes eles precisarão saber como é feito o pão tradicional. Então, eles vão aprender e com esse conhecimento futuramente vão aplicar para os pacientes uma forma mais diferenciada de apresentar o alimento, colocando ingredientes que sejam saborosos e atrativos ao paladar”, afirma.   

Aprender e ensinar

Juliet Nóbrega está no 6º período e é monitora da disciplina. “Essa disciplina é bastante proveitosa para os alunos e a responsabilidade de passar um pouco de conhecimento, juntamente com a professora Letícia, é muito grande. Eu sempre gostei da área de Gastronomia e ter passado na monitoria esse período foi muito gratificante. Nessa aula, os alunos puderam ter contatos com as práticas de panificação e doceria, e muitas vezes nós não temos noção de como é feito aquele pão que pegamos na prateleira, mas em uma aula como essa podemos entender mais de cada processo. E nós vemos no rosto dos outros alunos como foi recompensador aprender a fazer o seu próprio alimento”, afirma.

Formação enriquecida

Para o aluno Luís Filipe essa prática enriquece a sua formação. “A aula de hoje está sendo uma experiência diferente e proveitosa, estou aprendendo práticas que eu não tinha o hábito de fazer e aqui eu estou conseguindo agregar os conhecimentos. Antes de entrar no curso não tinha noção que teria uma disciplina assim voltada para a Gastronomia, com a introdução da panificação e doceria, mas é muito proveitoso porque a gente tem uma noção da base de uma alimentação convencional para que possamos associar e fazer modificações para um público fitness por exemplo, com um alimento integral, menos gorduroso, com uma quantidade de açúcar menor”, conta.