Alunos de Nutrição participam de ação do Outubro Rosa em Unidade de Saúde


17/10/2019 15:43

Na tarde de ontem, 16 de outubro, os alunos do curso de Nutrição da Ciências Médicas, orientados pela supervisora de ensino Mariana Araújo, participaram de uma ação de saúde do Outubro Rosa na Unidade de Saúde – Róger III, em João Pessoa.

Orientações nutricionais

Durante a ação os alunos realizaram avaliações nutricionais e orientações sobre os alimentos saudáveis durante as refeições. Para a professora Mariana esse contato do aluno com a população durante a formação é fundamental. “Essa atividade é em alusão ao Outubro Rosa, para alertar sobre a prevenção do câncer de mama. Estamos aqui com os alunos estagiários de Saúde Coletiva, e vamos dar orientações sobre os alimentos que previnem o câncer de mama, que é muito importante para as mulheres estarem recebendo esse conhecimento. Essa vivência dos alunos com as usuárias dos serviços de saúde é muito importante,  e essa atividade multidisciplinar agrega muito conhecimento a eles”, afirma.

Conhecimento em prática

O aluno Tito Cordeiro, que é estagiário na Unidade de Saúde, afirma que é gratificante participar dessa ação. “É muito satisfatório para qualquer aluno passar pela Atenção Básica de Saúde e poder contribuir de alguma forma com os usuários. E esse evento do Outubro Rosa vem para agregar nesse sentido, de orientar sobre a alimentação que possa ajudar a diminuir os radicais livres que combatam o câncer”, pontua.

Dia Mundial da Alimentação

Também estiveram presente a coordenadora do curso de Nutrição Linda Susan e a coordenadora de estágios Luciana Martinez, que falaram respectivamente sobre utilização integral dos alimentos e sobre o Dia Mundial da Alimentação, que também foi celebrado ontem, dia 16 de outubro.