Alunos do curso de Farmácia têm aula prática de Parasitologia Clínica


08/11/2018 10:56

Os alunos do 7º período do curso de Farmácia da Ciências Médicas podem visualizar na prática os temas abordados na disciplina Parasitologia Clínica, ministrada pela professora Clélia Motta.

Diagnósticos laboratoriais

Segundo a professora, durante a disciplina são abordados todos os parasitos de importância médica. “Os alunos já têm contato com a Parasitologia Humana desde o 3º período, agora na Parasitologia Clínica eles veem métodos laboratoriais para o diagnóstico dos parasitos que têm importância para os homens. Nós fazemos o reconhecimento das espécies parasitárias e as formas evolutivas das espécies, como também vemos os métodos existentes para o diagnóstico laboratorial dessas doenças parasitárias, principalmente das parasitoses intestinais”, conta.

Mercado de trabalho

Clélia afirma que essa disciplina treina os alunos para o trabalho realizado em laboratórios clínicos. “Com essas aulas práticas os alunos poderão desenvolver um trabalho em laboratórios, para o diagnóstico das doenças infecciosas e parasitárias. Muitas doenças são prevalentes no nosso país e na nossa região ainda mais. Doenças como a esquistossomose mansônica, a teníase, a cisticercose e a ascaridíase, que é bastante prevalente nas crianças, trazendo um comprometimento do seu desenvolvimento físico e cognitivo, são alguns exemplos do que conseguimos realizar o diagnóstico nessa disciplina”, pontua.