Alunos encerram disciplina de Libras com apresentações


03/06/2019 14:13

Na última sexta-feira, 31 de maio, os alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição e Medicina da Ciências Médicas participaram do encerramento da disciplina de Libras, com a professora Rosângela Lima, no Prédio Sede da Faculdade.

17 anos da Libras no Brasil

Durante o encerramento aconteceram apresentações teatrais, de músicas e de poesias, tudo sendo interpretando na língua brasileira de sinais, que esse ano está completando 17 anos de implementação no Brasil. “Esse semestre decidimos encerrar com uma comemoração especial, pois esse ano a Libras faz 17 anos do marco de ter sido inserida na sociedade e aceita pelos ouvintes. Quando essa lei não existia, os surdos sofriam muito com isso, eles eram excluídos e não se sabia da existência da língua de sinais, a comunicação materna da pessoa surda. Com a lei foram contratados interpretes, colocado profissionais em serviços de saúde e instituições privadas. A lei veio para revolucionar e dizer ao surdo que ele seja bem vindo, que a comunicação vai ser feita”, afirma a professora Rosângela.

Avaliação

A professora conta que ficou muito satisfeita com o resultado. “Hoje estamos encerrando a disciplina com essa avaliação, onde os alunos mostram um pouco do que aprendeu na disciplina de Libras, e também temos aqui alguns surdos presentes. E o que eu senti é que os alunos aceitaram a Libras, eles se encantaram e ficaram surpresos com a maravilha que é inserir o surdo e a importância de futuramente poder ajudar esse público”, pontua.

Experiência positiva

A aluna Alice Camara diz que foi uma experiência gratificante. “Eu nunca tive nenhum contato com a Libras, não sabia nem como falar um ‘oi’. Então, para a gente foi muito importante, principalmente para área que vamos atuar. É algo que permite você ter mais acessibilidade a outras pessoas, crucial para nossa formação, foi uma experiência esplendorosa”.

Rafael Arruda é aluno e acredita que cursar essa disciplina foi fundamental para sua formação. “Eu já tinha escutado falar sobre, mas nunca tinha estudado a Libras de verdade. E eu acho que essa disciplina serviu para abrir os nossos olhos e mente para todo esse horizonte que a gente não explora no dia a dia, que vai muito além do curricular”.

A aluna Rafaela Brilhante elogia a metodologia utilizada. “Foi uma experiência incrível para mim. A metodologia da professora foi bem prática, o que é muito importante quando estamos aprendendo uma nova língua, e realmente permite que a gente, de uma forma dinâmica consiga aprender como se comunicar de uma melhor forma”.