Alunos ingressantes de Medicina conhecem o projeto pedagógico do curso


05/02/2019 09:59

Para receber os novos alunos do curso de Medicina, a Ciências Médicas organizou uma programação especial. Na tarde de ontem, dia 04 de fevereiro, a Coordenadora de Medicina, Joacilda Nunes, apresentou o projeto pedagógico do curso. “Nossa expectativa é que eles têm uma ideia geral sobre o curso, uma noção global do que vem a ser a formação de um médico”, enfatizou.

Competências

Joacilda destacou os pilares principais da formação médica. “É preciso basicamente três tipos de competências: o conhecimento – eles vão construir saber;  habilidades – o ato de saber fazer, eles terão que desenvolver inúmeras habilidades inerentes a formação médica; e a terceira competência é a atitude – saber ser. Eles precisam de uma formação de perspectivas atitudinais, de uma postura ética e reflexiva. Para se trabalhar essas três competências, nós precisamos de um projeto pedagógico que dê sustentação a tudo isso”.

Palestra

Outro momento vivenciado pelos alunos ingressantes foi uma palestra sobre a Comissão Própria de Avaliação. “Nosso objetivo foi apresentar a CPA como todo, fazendo-os entender que eles têm participação na Comissão, que eles representatividade. Falamos também sobre os objetivos e funcionamento da CPA”, explicou o Coordenador, Ivaldo Menezes.