Alunos participam de atendimentos na área de Pediatria


26/02/2018 10:00

Os alunos do curso de Medicina que estão iniciando o Internato, no 9º período, participam de atendimentos na área de Pediatria, no Complexo Ciências Médicas de Responsabilidade Social, supervisionados pela professora Marília Barbosa.

Importância

Segundo a professora o foco do serviço são crianças de 0 a 2 anos. “O atendimento feito aqui é a Puericultura, que é o atendimento de lactente, ou seja, a criança de 0 a 2 anos, para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessa criança e a detecção precoce de anormalidades desse período. O acompanhamento nesses primeiros dois anos de vida é importantíssimo para garantir um crescimento adequado, pois muitas dessas doenças têm origem nesse período da infância. Então, você detectar precocemente um desvio no crescimento ou desenvolvimento psicomotor, entre outros.

Aprendizado

Para Marília a participação dos alunos durante o atendimento é importante para a sedimentação do conhecimento. “Aqui eles vão ter tanto crianças que vêm para consulta sem patologia nenhuma, somente para acompanhar esse crescimento, e aí eles têm a oportunidade de ver um crescimento normal de uma criança, como se ganha o peso, como que é a aquisição de novas habilidades mensalmente, como também, essas crianças podem vir com alguma patologia, necessitando de um pronto atendimento”, explica.

Prática

Para o aluno Gustavo Liberalino esta é uma experiência ímpar. “Esta é uma vivência muito boa, e vai ser muito importante para termos mais aprendizado na parte de Puericultura. É muito bom acompanhar um paciente, o ver chegar com uma queixa e depois do tratamento ele retornar bem, porque é isso que a gente quer para nossa vida: cuidar de pessoas”. 

A aluna Inna Laís conta que participar dos atendimentos a prepara para a vida profissional. “A professora nos dá autonomia para realizarmos o atendimento, caso esqueçamos alguma coisa durante a consulta, ela vai nos orientando e isso tem sido um aprendizado muito rico. Esses atendimentos nos ajudam a ter mais segurança”.  

Atendimento aprovado

Luciana de Lima é mãe de gêmeos e trouxe seus filhos para uma primeira consulta. “Eu acho muito bom esse atendimento ser disponibilizado de forma gratuita, ajudando a comunidade. O pessoal está sempre pronto a atender, são educados, amáveis e pacientes para tirar as nossas dúvidas. Já participei de outros atendimentos, mas estou trazendo meus filhos pela primeira vez, e já indico para outras pessoas que precisam desse serviço, vale a pena”, conta.

Serviço

Os atendimentos são realizados no Complexo Ciências Médicas de Responsabilidade Social, localizado na Av. Mandacaru, n 181, Padre Zé, João Pessoa – PB. Para marcação de consultas, os pacientes devem ligar para (83) 3224-2913.