Comissão Própria de Avaliação - Saiba mais sobre esse assunto. Clique e veja!


26/04/2019 09:00

Breve histórico

A avaliação institucional interna (autoavaliação) está inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, instituída pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta.

De acordo com o disposto no inciso VIII do Art. 3º, da Lei do Sinaes, o “planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional” devem ser considerados nas ações de avaliação e de desenvolvimento institucional. Ainda no Art. 3º, § 2o, define-se que “para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e a avaliação externa in loco”.

O processo de autoavaliação no âmbito da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba é conduzido por sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), que em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) deve ser visto como de autoconhecimento a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas e contribuir para a permanente melhoria dos processos gerenciais e pedagógicos, o que pressupõe o envolvimento de todos os atores que atuam na instituição.

O trabalho desta comissão passou a ser regulamentado em 2010 a partir da aprovação do seu regimento interno, momento em que se definiram suas atribuições e representações, tendo como coordenador no período de 2010 a 2016 o Sr. Carlos Máximo. A partir de setembro de 2016 foi reformulada a comissão assumindo a coordenação o professor Ivaldo Menezes.

Constituição da CPA Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - FCMPB 

1. Representante Docente: (Coordenador)

Ivaldo Menezes de Melo Junior

2. Representante Docente: 

Eveline de Almeida Silva 

3. Representante Técnico-administrativo: 

Flávio da Silva Evangelista 

4. Representante Técnico-administrativo: 

Clecy Alves de Vasconcelos 

5. Representante Discente: 

Marcela Tozzi Carvalho Gomes 

6. Representante Discente: 

Yasmin Lucena Dantas 

7. Representante Sociedade Civil:

Paulo Laércio Vieira 

8. Representante Sociedade Civil: 

Gilsandra de Lira Fernandes 

Objetivos

- Posicionar a comunidade e os atores que constroem a história da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba sobre sua evolução como instituição que busca consolidar a sua missão de formar os melhores profissionais na área de saúde;

- Sedimentar na Comunidade Ciências Médicas a cultura da avaliação como caminho para a melhoria contínua, tendo a autoavaliação como instrumento fundamental na busca do seu desenvolvimento e qualidade;

- Cumprir as exigências do Sistema Nacional da Avaliação do Ensino Superior (SINAES), instituído por meio da Lei n.º10.861/2004, que recomenda a continuidade do processo de autoavaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior.