Encerramento de Libras é marcado por apresentações


16/01/2018 07:35

O final do ano se aproxima e junto com ele termina o período letivo. Várias disciplinas já estão em clima de encerramento, como a de Libras. “Nós nos encontramos uma vez por semana e trabalhamos muito a parte prática, ensinando os sinais para os alunos. Para encerrar a disciplina, nós propomos apresentações e também a simulação de atendimentos com usuários surdos”, explicou a professora Rosângela Lima.

As apresentações aconteceram no Prédio Sede da Faculdade e também no Anexo de Medicina. Os alunos apresentaram músicas na linguagem dos sinais, encenaram uma peça com o tema “Saúde e acessibilidade”, e contaram suas experiências no decorrer da disciplina.

Importância

O aluno do curso de Nutrição, Stiffany Cordeiro, destacou a importância do conhecimento sobre Libras. “Nós que somos ouvintes temos que aprender e nos inserir no ambiente de usuários surdos. Conhecer um pouco de Libras é fundamental para realizarmos um atendimento eficiente, um processo de comunicação eficaz, que ajudará muito o usuário surdo”.

Aldizia Mirelle, aluna do curso de Farmácia, ressaltou que saber um pouco de Libras é um diferencial. “Eu já tinha ouvido falar sobre Libras, mas não tinha o conhecimento. Aprender um pouco sobre Libras é um diferencial porque vamos conseguir realizar um atendimento mais humanizado”.

Para Juliana Araújo, aluna do curso Medicina, a disciplina a fez refletir sobre a importância do aprendizado dessa linguagem. “Aprender algo novo como Libras é muito legal, principalmente porque você sabe que isso vai poder ajudar muita gente. Nós, que seremos médicos no futuro, nunca saberemos se vamos nos deparar com um paciente surdo, então entender um pouco dessa linguagem é muito importante”.