Faculdade apoia evento científico realizado por equipe de Hospital de João Pessoa


26/11/2018 09:05

Durante os dias 22 e 23 de novembro a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba sediou o V Encontro Científico Integrado das Residências do Complexo de Pediatria Arlinda Marques. “Esse encontro busca integrar residências, tanto a médica quanto a multiprofissional, para aprimorar conhecimentos e principalmente difundir saberes”, destacou Glênia Limeira, Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Arlinda Marques.

Palestras

O evento aconteceu no prédio sede da Faculdade e contemplou palestras, apresentação de trabalhos e minicursos. Um dos palestrantes foi o professor da Ciências Médicas, Cibério Landin. Ele abordou o tema “Intoxicação Medicamentosa em Pediatria: despertando para o perigo. “Um estudo recente apresenta dados alarmantes em relação a esse tipo de intoxicação, o que vem despertando a atenção ao número de óbitos pertinentes a isso. Dessa forma, esse assunto precisa ser discutido e difundido”, explicou o palestrante.

Minicursos

Foram realizados seis minicursos. Um deles foi ministrado pela Coordenadora do curso de Medicina da Ciências Médicas, Joacilda Nunes. Ela e o radiologista Lautônio Junior Carlos Loureiro falaram sobre “Interpretação de Exames Laboratoriais e de Imagem”.

Joacilda enfatizou a importância do debate sobre o tema. “Esse tema é extremamente relevante para o universo de quem cuida e assiste crianças. Uma boa interpretação em um exame complementar evita exames desnecessários e serve de parâmetro para um diagnóstico mais rápido e consequentemente um tratamento mais eficaz”.

Participação

Emília Guilherme da Silva, egressa do curso de Enfermagem e residente, ficou feliz de retornar ao prédio da Faculdade. “É muito gratificante retornar para aqui, onde eu tive minha base de conteúdos da Enfermagem. Esse evento é muito importante para nós, residentes, porque devemos sempre buscar mais conhecimentos e se atualizar”.