FCM é Instituição Formadora de Residência Multiprofissional reconhecida pelo MEC


12/02/2019 12:15

Recentemente o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa recebeu reconhecimento do Ministério da Educação -MEC. A Instituição Formada da Residência é a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – FCM-PB. “A nossa condição é de parceria e apoio à residência como Instituição Formadora, tanto em relação aos docentes e tutores, acesso a nossa Biblioteca e plataformas virtuais”, declarou a Diretora Acadêmica da Faculdade, Adriene Jacinto.

Adriene ressaltou que a Faculdade tem uma perspectiva de excelência na formação para a saúde. “Então, para a área de pós-graduação nossa condição é de apoio a residências. Para o MEC a responsabilidade de uma Instituição não deve se encerrar na graduação, então apoiar residências faz com a gente estenda novas possibilidades para os nossos egressos”.

 

Relevância do reconhecimento

A Coordenadora da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais, Lucineide Alves, destacou a importância do reconhecimento.  “Esse reconhecimento é muito bom, porque vai contribuir para a melhoria da qualidade dos residentes, o que  por sua vez vai impactar também no atendimento à população. Se você tem um profissional bem qualificado, ele vai com certeza melhorar o serviço. Além disso, também poderá ajudar na qualificação de outros profissionais que trabalham com Saúde da Família”.

A partir de agora, os residentes, terão o reconhecimento do MEC no certificado de conclusão. “A nossa residência disponibiliza todo um corpo estruturado, aprovado e avaliado que oferece ao residente essa certificação com garantia”, explicou Lucineide.

 

Sobre a Residência

De acordo com Lucineide, a residência é voltada para a Atenção Básica de Saúde da Família e abrange 5 áreas: Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia. “Os aprovados vão desenvolver suas atividades teóricas na FCM-PB e as práticas nas Unidades Básicas de Saúde da Família”, enfatizou.