Futuros médicos participam de aula prática sobre procedimentos médicos

Na Ciências Médicas os alunos do 5º período do curso de Medicina têm a oportunidade de aprender e aperfeiçoar práticas utilizadas no dia a dia da rotina profissional, na disciplina de Procedimentos em Medicina, orientada pelos professores André Macedo e Yuri Soares.

Tecnologia de Simulação Realística

A disciplina tem o objetivo de fornecer aos alunos habilidades médicas e de enfermagem utilizadas na assistência em saúde. Segundo o professor Yuri, os alunos trabalham com a tecnologia de simulação realística. “Nós utilizamos modernos manequins, materiais e equipamentos que são essenciais na prática, para que o aluno aprenda a técnica e o conhecimento adequado para a prática profissional. A tecnologia de simulação realística faz com que o aluno desenvolva habilidades e competências para realizar procedimentos de forma segura, sem causar danos ao paciente. Antigamente, quando não se aplicava essa tecnologia o aluno ia para prática e aprendia o procedimento já nos pacientes, muitas vezes provocando uma série de erros médicos, complicando ainda mais a saúde do paciente”, explica.  

Procedimentos importantes

Ivson Castelo Branco é aluno da disciplina e afirma que   todo conteúdo está sendo muito enriquecedor para sua formação. “Os professores nos passam conhecimentos sobre diversos procedimentos, como por exemplo fazer um acesso periférico, um acesso central, intubação e outros. Isso tudo é muito válido porque estamos estudando para fazermos o melhor que pudermos pelos pacientes”, afirma.

Diferencial

O futuro médico Matheus Venâncio conta que cursar uma disciplina sobre práticas que serão utilizadas no dia a dia faz com que sua formação seja mais sólida. “O que estamos vendo aqui é o que vamos utilizar desde agora até toda nossa vida profissional. E quanto mais cedo tivermos esse conhecimento melhor, porque vamos ter a possibilidade de nos aperfeiçoarmos ao longo do curso”, destaca.

Desenvolvendo habilidades

Para a aluna Yasmin Gomes a disciplina permite desenvolver habilidades essenciais para um médico. “Aqui nós desenvolvemos não somente as habilidades técnicas científicas, mas também as práticas e isso é importante porque passamos a ter segurança”.