I Simpósio de Diabetes da Residência Multiprofissional acontece na Faculdade


28/11/2019 13:10

Na tarde de ontem, 27 de novembro, aconteceu o I Simpósio de Diabetes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Família e da Comunidade. O evento aconteceu no auditório do Prédio Sede da Faculdade Ciências Médicas e contou com a presença de profissionais da área da saúde, estudantes e residentes. 

Para a coordenadora da Residência Lucineide Alves levantar esse tema é de extrema necessidade. "É bom ver o núcleo de Nutrição da Residência Multiprofissional tomando esse posicionamento em discutir o tema da Diabetes. E é isso que a gente espera, fazer diferente e de forma responsável. E vemos que são profissionais que estão implementando inovações nas políticas públicas. Agora, temos uma lei, recentemente sancionada, que traz justamente a questão da assistência a pessoa diabética, pois o índice tem crescido muito e os dados são preocupantes. Então, a gente só tem a agradecer a Faculdade também pelo apoio de sempre e esperamos que os residentes aproveitem todo esse conhecimento".

O nutricionista e residente Erick Bernardi foi um dos organizadores do evento e afirma que é muito importante discutir sobre a Diabetes com outros profissionais. "Tivemos esse iniciativa após perceber essa demanda na nossa rotina de trabalho, dentro da atenção primária de João Pessoa boa parte dos pacientes que atendiamos eram diabéticos. Então, a gente viu essa necessidade de trocar experiências com as outras complexidades, com atendimentos ambulatoriais, com a alta complexidade em hospitais. Esse Simpósio tem como objetivo principal fazer uma troca de experiências entre as profissões, tendo em vista que a integralidade do cuidado é o principal ponto positivo do tratamento da Diabetes. Juntamos os cinco núcleos da Residência, enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e psicologia para a gente discutir esse manejo dos pacientes com Diabetes", afirma.

Durante a tarde aconteceram palestras com os temas "Fisiopatologia da Diabetes", com Luciana Maria Martinez Vaz, "Estratégias Nutricionais e Diabetes", com Alana Maria Inácio Aquino, "Manejo Nutrional do Diabetes em Pacientes Hospitalizados", com Jéssica Maria Alves Brasil, além de uma mesa redonda sobre "Experiências da Residência Multiprofissional na ESF".