III Mostra da Farmácia Universitária acontece na Faculdade


09/05/2018 15:28

Na manhã de hoje, 08 de maio, aconteceu na Ciências Médicas a III Mostra da Farmácia Universitária, no Prédio Sede da Faculdade. Durante a programação foram realizadas palestras e apresentações de trabalhos que giraram em torno do tema "Doenças negligenciadas: a expectativa do cuidado em saúde através dos serviços farmacêutico”.

Palestra

A gerente da Vigilância Epidemiológica Operacional da Ses/PB, Izabela Sarmento, ministrou a palestra sobre o tema do evento. “Eu falei um pouco sobre a questão das doenças negligenciadas, que são doenças transmitidas por parasitas ou agentes etiológicos, atingindo principalmente a população de baixa renda. É importante nesse momento contribuir com a Ciências Médicas, no sentido de ampliar o olhar da vigilância em saúde relacionada a essas doenças, para que os futuros farmacêuticos tenham a visão direcionada para esse problema”.

Conhecimento adquirido na prática

Para o Coordenador do curso de Farmácia Sócrates Golzio o evento possibilitou a demonstração dos conhecimentos adquiridos nos campos de prática. “A III Mostra da Farmácia Universitária é justamente o resultado dos trabalhos que são feitos nos estágios. Então, aqui são agrupados todos os resultados dos campos de prática em que os alunos estão inclusos, mostrando o que eles conseguiram desenvolver no seu estágio e como é que isso se apresenta, como ele conseguiu sintetizar o conhecimento que adquiriu na prática e como vai aplicar na vida profissional”.

Campos de atuação

Para a farmacêutica e sanitarista do Distrito 3 Renata Pereira é muito importante que os alunos estejam inseridos nas práticas de saúde e tenham contato com a realidade da população. “É uma realidade que muitas vezes o farmacêutico desconhece e acha que é algo distante e não é. Quando se deparam com o serviço público veem o quanto a questão das doenças negligenciadas é extremamente relevante. A atuação do farmacêutico é fundamental, para que junto com a equipe de saúde consiga melhor resultado e efetividade de tratamento”.

Nathalia Felizardo é analista de RH de uma das farmácias em que os alunos da Faculdade atuam. Ela destacou que vê um diferencial na formação da Ciências Médicas. “Acredito que os estágios são de grande importância para os alunos, porque eles unem a prática e a teoria na sua atuação, e nós conseguimos absorver bem esses profissionais, tanto é que aguardamos esses alunos se formarem para podermos colocar ele no quadro da empresa, porque eles já têm uma vivência e conseguem entender a lógica da empresa.”.

Formando profissionais de qualidade

Durante o evento os alunos dos estágios supervisionados e de vivência do curso de Farmácia compartilharam experiências vividas nesse período nos estabelecimentos de saúde. A aluna do 6º período de Farmácia Yasmin Diniz ressaltou que foi um momento enriquecedor. “Eu já participei das edições anteriores e vejo o quanto é produtivo participar desse evento. E atuar nos estágios de vivência é muito importante para mim tanto como pessoa quanto como farmacêutica em formação. Lidar com os usuários dos serviços de saúde, pacientes e clientes nos faz ter um aprendizado ainda maior durante nossa formação”.

O aluno do 10º período Joseppe Osnes contou que a atuar nos campos de estágio nas mais diversas áreas qualifica melhor a sua formação. “Essa troca de experiência entre os alunos e os profissionais que acontece aqui é muito importante. A Faculdade está conseguindo atingir o foco principal que é formar profissionais de qualidade, utilizando tudo que a gente aprende no decorrer do curso e empregando na prática”.