Nova gestão da Comissão Própria de Avaliação é iniciada na Faculdade


18/10/2018 09:30

Nesse mês de outubro foi iniciada uma nova gestão da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Ciências Médicas. Segundo o coordenador da CPA Ivaldo Menezes essa é uma comissão instituída pelo Ministério da Educação, onde todas as Instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, devem ter para que possam realizar a autoavaliação institucional. “É a partir dessa auto avaliação que temos subsídios para os componentes do MEC, dando respaldo com relatórios e informações. A partir daí nós também traçamos melhorias nos processos acadêmicos e gerenciais para que a Instituição possa cada vez mais alcançar o seu objetivo de uma educação com uma melhor qualidade no estado da Paraíba”, conta Ivaldo.

 

Nova gestão

O coordenador da CPA afirma que a nova gestão formada agora, em outubro de 2018, permanece por dois anos. “A CPA é composta pela comunidade acadêmica, que são os docentes, discentes e funcionários da Instituição, e a comunidade civil, que são externos. Essa gestão que se inicia agora, em outubro de 2018, tem a funcionalidade de dois anos. Então, a cada dois anos se renova, podendo alguns membros permanecerem e alguns serem renovados. Nossas reuniões são mensais, onde traçamos as metas e planos de ação para os meses seguintes, com o objetivo final que é o relatório anual que enviamos para o INEP”, explica Ivaldo.

 

Autoavaliação

A assessora do curso de Medicina Sandra Dias enfatiza a importância do processo de autoavaliação. “Os Alunos avaliam professores, professores avaliam a coordenação e infraestrutura, os técnicos administrativos avaliam as infraestruturas, condições de trabalho e os gestores, e assim existe esse processo de autoavaliação. E isso é importante porque a partir daí poderemos identificar onde estão as nossas potencialidades e fragilidades, e apontar saídas. E aí vem o papel da CPA, de fazer análise desse processo e entregar os resultados para os gestores, para assim podermos construir a qualidade de ensino que a gente almeja”, conta Sandra.

 

Envolvimento estudantil

A aluna do curso de Nutrição Marcela Tozzi agora está integrando a equipe da CPA e diz que é gratificante fazer parte dessa comissão. “Eu recebi o convite para fazer parte como representante dos alunos de Nutrição e eu já fiquei muito feliz, porque fazer parte disso é uma oportunidade de contribuir com a melhoria da nossa Instituição. Essa participação estudantil é de fundamental importância, porque as melhorias não depende só da Faculdade e dos professores, mas de nós alunos também”, afirma.