Professoras e alunos de Projeto de Extensão promovem atividades lúdicas para idosos


04/05/2018 10:54

No último sábado, dia 28 de abril, alunos de Medicina e Fisioterapia que fazem parte do Projeto “Cuidados Paliativos” juntamente com as professoras Rachel Fonseca e Alinne Marcolino desenvolveram atividades lúdicas com idosos do Instituto de Longa Permanência Vila Vicentina Júlia Freire. “Na perspectiva da socialização e dos aspectos emocionais, optamos pela música e pelo jogo de bingo com premiações, visando despertar o sentimento de alegria e interação e /ou envolvimento  com todos os presentes, incluindo os idosos, alunos, familiares e profissionais de saúde”, explicou Rachel Fonseca, Coordenadora do Projeto.

Fortalecimento de vínculos e aprendizados

A aluna de Fisioterapia Eridyan Alves Casado enfatizou a importância das atividades lúdicas como forma de fortalecimento de laços de afetividade entre os alunos e os idosos. “Para as ações paliativas fluírem é imprescindível que o paciente se sinta confortável com quem irá ouvi-lo e tratá-lo. Desse modo, fizemos uso de atividades lúdicas, cheias de representatividade. Os frutos desse momento já foram colhidos no mesmo dia, através de sorrisos”.

Qualidade de vida

A aluna de Medicina Rayssa Camurça também destacou os benefícios das atividades lúdicas. “Os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares. Faz-se necessário a utilização de estratégias para potencializar a aprendizagem e o enriquecimento do repertório comportamental dos idosos. Os jogos de mesa, como o bingo são um tipo de atividade lúdica e terapêutica que proporciona estímulos físicos, mentais e psíquicos, contribuindo para minimizar os declínios naturais do envelhecimento”, finalizou.