Projeto Cuidados Paliativos em Idosos realiza boas vindas aos novos extensionistas


01/04/2019 13:55

O Projeto Cuidados Paliativos em Idosos realizou na última sexta-feira, dia 29 de março, uma reunião de boas-vindas aos novos extensionistas. Os alunos foram acolhidos pelas docentes Rachel Fonseca e Maria das Graças, no anexo de Medicina. Na ocasião, as professoras descreveram o projeto, destacando seu objetivo, missão e funcionamento na prática. A aluna bolsista Maria Alice Nóbrega apresentou também as experiências do projeto no ano anterior, bem como suas produções científicas.

 

Importância para a vida acadêmica

Para o aluno do 7º período do curso de Medicina, Raul Ícaro Barbosa Soares Lima, participar do projeto permite aos alunos experimentarem a assistência integral e multidisciplinar dedicada aos pacientes em situação de terminalidade. “Também proporciona o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de comunicação em cuidados paliativos, especialmente importantes no suporte emocional e espiritual a serem prestados aos pacientes. Além disso, segue contribuindo para a formação de profissionais capacitados para lidarem com casos fora da possibilidade de cura, sem sentimento de impotência ou frustração subjacente”.

Rafaela Maria Martins Queiroz, aluna do 2º período do curso de Medicina, ressalta que a inserção no projeto é relevante para a prática do cuidado humanizado. “O fato de fazer parte desse grupo me ajuda a desenvolver mais sensibilidade para com o próximo, além de me dar oportunidade de construir um currículo valioso baseado na construção de trabalhos científicos”, conclui.