Projeto de Extensão - Alunos formam grupo de pacientes para estudo sobre o emagrecimento

Alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição e Medicina participam do projeto de extensão “Atuação e intervenção multidisciplinar para redução dos fatores de risco das doenças crônicas”, que acontece na Fundação Otacílio Gama. Orientados pelas professoras Mônica Lima e Lúcia Helena, os alunos realizam atividades de avaliação nutricional, orientações sobre medicamentos, sobre como prevenir e tratar doenças e atividades físicas com um grupo específico de pacientes.

O objetivo

Segundo a professora Mônica Lima o projeto tem o objetivo de incentivar o emagrecimento dos pacientes. “Nesse projeto vão ser separados grupos de pacientes, com o enfoque no emagrecimento, já que a gente tem observado que a maior procura aqui na Fundação é para a perda de peso. E além disso, sabemos que o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para todas as doenças crônicas. Uma pessoa obesa corre mais risco de ter diabetes, hipertensão, problemas no coração, infarto, AVC, entre outros”.

Atividades realizadas

As atividades executadas no grupo englobam as especialidades dos três cursos. “Além do acompanhamento de orientação em saúde através de palestras, os pacientes serão avaliados antropocentricamente na parte nutricional, vão receber cardápio de reeducação alimentar, explicações sobre patologias, informações sobre medicamentos para cada situação clínica, e vão ter atividades dinâmicas, participarão de momentos com apresentação de receitas, vão ter atividades físicas, entre outras coisas. Tudo isso para estimular a melhoria dos hábitos de vida, e assim melhorar a saúde”, conta Mônica.

Importância para os alunos

Para Mônica a interação dos alunos com outras áreas é essencial para sua formação. “A questão do atendimento multiprofissional é muito importante, porque é assim que acontece na prática em vários serviços. A gente sabe que os profissionais não conseguem resolver todos os questionamentos dos pacientes. Isso é essencial para que os alunos percebam como fazer os encaminhamentos necessários, aprenda a lidar com os outros profissionais e a respeitar a competência de cada um”. 

Serviço

O projeto acontece toda sexta-feira, das 13h às 15h. O pré-requisito para participar é ter sobrepeso ou obesidade, e estar na faixa etária de 20 a 60 anos. Os encontros vão ser semanais ou quinzenais, dependendo da disponibilidade dos pacientes.  Para fazer parte do grupo é só se inscrever na recepção da Fundação Otacílo Gama, na área de atendimentos.

Para mais informações, ligue (83) 3224-2913.