Projeto de extensão realiza mostra de anatomia em escola de Cabedelo


12/06/2019 15:22

O projeto de extensão “Descobrindo a Anatomia: Uma realidade de educação popular”, formado por alunos do curso de Medicina da Ciências Médicas, realizou uma mostra de anatomia com os estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adolescentes na escola Paulino Siqueira, na cidade de Cabedelo.

Educação popular

Segundo o professor de Anatomia Alisson Cleyton a equipe do projeto já realiza atividades na escola com o intuito de levar o conhecimento anatômico de forma popular. “O nosso objetivo aqui é construir a anatomia de forma popular, para que esse conhecimento chegue à população e eles possam desenvolver, durante as atividades de vida diária, esses conceitos básicos. A gente discute com eles desde características gerais de ressuscitação cardiopulmonar até as características de técnicas para engasgo e até mesmo como solicitar o socorro corretamente”, afirma.

Aprendendo e ensinando

A proposta do evento foi fazer com que os alunos da escola apresentassem o que aprenderam durante o semestre. “O projeto tem uma via de mão dupla, o estudante da Faculdade hoje foi o orientador da feira, ele preparou os alunos da escola para criar as peças e para realizar a explicação para os colegas que não participam das nossas aulas, para que o conhecimento possa se disseminar por toda escola, caracterizando o processo de extensão. Então, eles agregam valor ao passar o conhecimento para o outro. A quem ensina, aprende duas vezes”, conta o professor.

Interação

A supervisora pedagógica Patrícia Gondim diz que a escola fica muito feliz com essa parceria. “Já estamos em parceria com a Ciências Médicas há dois anos, é um projeto que traz para o contexto de sala de aula dos alunos da EJA a realidade que eles vivenciam, abordando a questão da anatomia voltada para a experiências que os alunos já têm. É um presente pra gente, eu espero que possamos dar continuidade, nossos alunos são bastante receptivos quanto ao projeto, se engajam, têm desenvolvidos outras competências, como mais autonomia intelectual, uma interação bastante interessante por ter trabalhos em grupo, com isso a escola só tem a ganhar”, afirma.

Conhecimento em prática

Para o aluno de Medicina Antônio Ramos, a extensão é uma oportunidade de ir além dos muros da Faculdade. “Esse projeto nos faz realizar essa educação continuada, trazendo um pouco do que a gente aprende em sala da aula para os alunos da escola. O interessante é que quando a gente chegou aqui achávamos que eles não iam ter uma interação muito grande, mas o que aconteceu é que tivemos uma ótima receptividade com essa abordagem da anatomia”, explica.  

Agregando conhecimento

A aluna do EJA Rayanne Gomes acredita que essa é uma ótima oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “É ótimo ter esse projeto aqui na escola, porque a gente absorve muito conhecimento e podemos levar isso para a nossa vida adulta. Não vou dizer que foi fácil assimilar tudo, mas em compensação foi ótimo aprender”, afirma.