Representantes da Faculdade participam de encontro regional de CPAs


16/08/2018 10:05

Nos dias 13 e 14 de agosto aconteceu o I Fórum das CPA’s da Paraíba e o III Encontro das CPA’s do Nordeste, na reitoria da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Neste evento, o coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Ciências Médicas Ivaldo Menezes, como também o diretor administrativo financeiro Sérgio Ricardo, participaram de mesas redondas de debates, com o tema geral “Os novos instrumentos de avaliação e os seus reflexos acadêmicos e sociais: um debate necessário para aperfeiçoamento do ensino superior”.

Compartilhando experiências

Para o coordenador Ivaldo Menezes foi gratificante compartilhar as experiências bem-sucedidas da CPA na Ciências Médicas. “Foi bastante enriquecedor trazer a experiência vivenciada na Faculdade e ao mesmo tempo compartilhar isso com outras instituições. A CPA tem a sua autonomia dentro da Instituição para realizar a auto avaliação institucional. Nós temos essa responsabilidade de anualmente enviar um relatório para o MEC, com todo processo de avaliação institucional, desde acadêmico até toda questão da gestão. As CPA’s do Nordeste sentiram a necessidade de criar esse Fórum, para debater, discutir, trocar experiências e partilhar aquilo que são as maiores necessidades e dificuldades encontradas”.

Ações efetivas

Para o diretor administrativo financeiro Sérgio Ricardo, que participou da mesa de debate “Avaliação institucional e a execução do plano de desenvolvimento institucional”, é importante participar de eventos que tratam da movimentação em busca de ações mais efetivas. “Um dos pontos importantes da CPA é a interação com o aluno e com o professor, e a integração dessa conversa sendo trazida para a gestão da Faculdade. Essa escuta qualificada da CPA com todos os alunos e comunidade acadêmica nos ajuda a melhorar todos os dias. Quando a CPA se aproximou dos alunos, explicando qual a importância dos instrumentos de avaliação e porque eles precisavam responder, isso fez com que nós também tivéssemos mais dados para analisar. Com essa aproximação da gestão, que já é próxima, mas com esse outro olhar da CPA, valorizou muito nosso processo como um todo”, enfatiza.